Governo reduz teto de juros cobrado em empréstimo consignado para beneficiários do INSS

Teto dos juros passará de 2,14% ao mês para 1,70%, no caso do empréstimo consignado convencional. Já o que utiliza cartão de crédito, o teto passará dos atuais 3,06% para 2,62%.

O governo anunciou uma redução no teto de juros cobrados em empréstimos consignados para beneficiários do INSS. A medida visa diminuir o endividamento das pessoas que recebem benefícios previdenciários e limita a taxa máxima de juros em 1,5% ao mês, ante os 2,08% anteriormente permitidos.

Segundo o Ministério da Economia, a mudança irá beneficiar cerca de 34 milhões de aposentados e pensionistas, além de 4,5 milhões de servidores públicos. O objetivo é garantir que os empréstimos consignados, que têm as parcelas descontadas diretamente do benefício ou salário, tenham juros mais baixos e, assim, sejam mais acessíveis.

A redução no teto de juros foi decidida pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e entra em vigor a partir de 1º de abril de 2023. A medida faz parte de um conjunto de ações do governo para promover o equilíbrio fiscal e o bem-estar da população, principalmente daqueles que mais precisam.

Fonte: G1 Globo

Compartilhe esse post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp